Nossa Escola




EEFM Cel. Profº José Aurélio Câmara, localizado no município de Fortaleza, situada na rua Jorge Acúrcio, 655, bairro Vila União, foi fundada em 03 de Junho de 1974 e inaugurada em 12 de outubro de 1974. 



Localizada no Bairro da Vila União, Rua Jorge Acúrcio, nº 655, CEP 60410- 802

Fortaleza-Ceará-Brasil.

Fone (FAX): 3101-7807


Email : jacamara@escola.ce.gov.br


Você sabe quem foi José Aurélio Câmara?

 José Aurélio SARAIVA CÂMARA.

José Aurélio SARAIVA CÂMARA - Nasceu em Quixeramobim, 22 de junho de 1921, filho de Miguel Fenelon Câmara e Teres Heloisa Saraiva Câmara.

Iniciou os estudos na sua cidade natal e prosseguiu-os em Fortaleza, no Colégio Militar, em cuja revista publicou os seus primeiros ensaios históricos e geográficos. Fez o curso complementar da Escola Politécnica da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, e ingressou na Escola Militar do Realengo; declarado aspirante a oficial, fez carreira no serviço ativo do Exército até 1952. Diplomado Engenheiro pela Universidade da Bahia e, tendo retornado a Fortaleza, passou a ensinar na Escola Preparatória de Cadetes e, depois, no Colégio Militar do Ceará.

Foi Secretário de Polícia e Segurança Pública, comandante da Polícia Militar do Ceará, diretor do Departamento de Minas da SEVOME, chefe de gabinete do diretor do DNOCS e Secretário do Interior e Justiça (interino). Na Universidade Federal do Ceará, foi professor da Escola de Engenharia e diretor-geral do Departamento de Educação e Cultura.

Ocupou a chefia da Assessoria de Organização e Métodos do antigo Ministério da Educação e Cultura, serviu como membro permanente da Comissão de textos Históricos do Ministério das Relações Exteriores e dirigiu a Casa do Brasil em Madri (Espanha). Recebeu importantes condecorações, como as Medalhas Rio Branco, do Pacificados e Marechal Trompowski e, ainda, as do Mérito Cultural da UFC e Justiniano de Serpa.

Pertenceu ao Instituto do Cairá, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Instituto do Nordeste. Publicou: Aspectos do Domínio Holandês no Ceará (1956), Um Aspecto da Tradição Militar Cearense (1959), Correspondência do Senador Pompeu (organização, prefácio e notas), O Tempo e os Homens (1967), Fontes Cearenses de Euclides da Cunha (1967), Capistrano de Abreu .(1969, prêmio Otávio Tarquínio de Sousa), Fatos e Documentos do Ceará Provincial (1970) e Um Soldado do Império - General Tibúrcio.

Foi Professor de Matemática (Geometria Euclidiana) da Turma de 1968. Crédito da Foto: Site do C.M.F

1974 - abril - 09 - Morre, com a idade de 53 anos, o militar, escritor, jornalista e professor José Aurélio Saraiva Câmara, que foi comandante da Polícia Militar e Secretário de Segurança e era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
Em sua homenagem existe começando no Vicente Pinzon e terminando no Papicu uma rua com seu nome.



LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA